VISITA À CABANA DE DICK PROENNEKE


Dick Proenneke durante uma pausa nos trabalhos da construção da sua cabana de troncos.
Dick Proenneke, durante uma pausa nos trabalhos da construção da sua cabana de troncos.
Richard Proenneke, cujos amigos chamavam de Dick, é um ícone de valores selvagens e uma inspiração para aqueles que valorizam a simplicidade, a conexão direta com a natureza, a auto-suficiência e a engenhosidade.
"Eu descobri que algumas das coisas mais simples me deram o maior prazer. Elas também não me custaram muito dinheiro, apenas trabalharam em meus sentidos. Você já pegou mirtilos muito grandes, depois de uma chuva de verão?…Já entrou num bosque de cotovias, aberto como um parque e viu o céu azul, além do ouro cintilante das folhas? Calçar meias de lã seca depois de ter os pés encharcados… ou depois de estar fora com temperaturas negativas, entrar em casa e aquecer-se diante de um fogo de lenha?
O mundo está cheio de tais coisas."
Dick Proenneke
Proenneke chegou ao Carrither's em Upper Twin Lake em 1967, aos 51 anos, decidido a construir a sua cabana de madeira. Durante o verão, Proenneke colheu abetos e, em 1968, começou a construir o que se tornaria sua casa e a sua região selvagem durante os seguintes trinta anos. Um mestre artesão dedicado a viver simplesmente da terra, que usou materiais locais, ferramentas simples e engenhosidade humana para criar um lar e uma vida de acordo com os seus ideais. Proenneke escolheu viver neste deserto isolado sem eletricidade, água corrente, telefone ou outras "necessidades" modernas…
Dick trouxe um senso de curiosidade com ele para Twin Lakes. Sem as distrações da vida moderna, ele foi capaz de se adaptar ao mundo natural em seu redor. Dick, meticulosamente registou as suas observações de tempo, vida selvagem e até mesmo de outros visitantes humanos. Ele passou a conhecer a paisagem ao seu redor intimamente, observando as mudanças das estações, padrões de vida selvagem e variações de tempo de ano para ano.
Apesar de sua localização remota e da sua feroz independência, Dick não era eremita; Ele manteve amizades e escreveu de volta a qualquer um que lhe enviou uma carta. Ele via a sua correspondência, filmes e revistas como uma maneira de compartilhar uma vida livre com o mundo comercial. Suas observações inspiraram vários livros e vídeos.


Artigos relacionados:

HISTÓRIA DE UMA CASA DE TRONCOS

OUTRAS CABANAS 
No artigo deste blogueconstruir uma casa de troncos, encontra-se a foto de uma casa, ou cabana de troncos, que tem, por detrás, uma história fascinante. Trata-se da casa de Richard Louis "Dick" Proennek. Este homem foi um amador naturalista que viveu sozinho durante quase trinta anos nas montanhas do Alasca, naquela casa de madeira que ele próprio construiu, perto da costa de Twin Lakes. Eis um pouco da história dessa casa e do homem que a construiu: Continue a ler


Os historiadores acreditam que as primeiras cabanas de madeira  foram construídas nas zonas de fronteira nos Estados Unidos, por imigrantes suecos e finlandeses que trouxeram os seus conhecimentos de construção de log cabin (cabana feitas de de toros) com eles, quando se estabeleceram na região de Delaware, em 1638...