A MENINA PEDREIRA


No Youtube é possível encontrar vídeos que tratam dos mais variados assuntos. Em muitos desses vídeos encontram-se pessoas simplesmente a falar sobre coisas ridículas, ou até absurdas e ficamos espantados com a enorme quantidade de visualizações e seguidores que têm, mas felizmente também é possível encontrar vídeos muito bons, que ensinam as pessoas a fazer coisas úteis e que têm, esses sim, o merecido sucesso.

Encontrei o canal de Paloma Cipriano, por acaso, mas a sua história prendeu-me a atenção, talvez porque o que ela faz atualmente foi também o que eu fiz há quarenta anos atrás, quando, com vinte anos, lancei mãos à obra para construir a minha própria casa. Nessa altura ainda não tinha  grande experiência ou conhecimentos desse tipo de trabalho e sei bem as dificuldades por que passei. Nessa época ainda não havia  Internet e isso, se era uma desvantagem porque não existia a possibilidade de aprender assistindo vídeos, era também uma vantagem porque não se gastava tempo com filmagens ou fotografias e, por isso, imagino que a tarefa de Paloma, se não tiver quem a ajude nas filmagens, seja bem mais complicada, pois agora, que também publico vídeos de alguns trabalhos que faço, sei bem o tempo que isso leva e o trabalho que dá fazer as gravações e editar os vídeos.
.
Paloma Cipriano é uma mineira de Sete Lagoas que tem agora vinte e três anos e que se encontra a fazer uma reforma na sua casa. Aos dezasseis frequentou com sucesso um curso de alvenaria, mas já antes disso ela fazia trabalhos de construção em sua casa, porém os trabalhos mais detalhados, como o assentamento de azulejos, começou a executá-los após o curso de alvenaria.

Paloma, já tinha outros vídeos no seu canal, mas foi após começar a publicação de vídeos com os trabalhos das obras em sua casa que o sucesso surgiu. A ideia de postar esses vídeos foi de sua mãe, que também a ajuda nas obras, mas Paloma inicialmente não queria porque tinha receio da repercussão que esses vídeos poderiam ter junto dos seus amigos. Algum tempo depois a menina pedreira, deixou de lado esses preconceitos e resolveu postar o seu primeiro vídeo de construção.

Esse vídeo foi um sucesso e Paloma começou a receber comentários de outras jovens que queriam construir também a sua própria casa. A partir daí, a jovem  resolveu filmar todos os trabalhos de pedreira que fazia em casa e o seu canal começou a crescer, de tal forma que hoje já conta com cinco milhões de visualizações nos seus vídeos e com quase cem mil subscritores, sendo a tendência para continuar a crescer rapidamente.

Creio que o sucesso de Paloma Cipriano se deve à sua simpatia e juventude e também à sua garra e força de vontade em alcançar objetivos. Se é verdade que ela não é uma profissional da construção civil, a sua juventude, facilidade em comunicar e a simplicidade com que explica os diversos trabalhos que realiza, granjeou admiração e encantou o povo brasileiro.

Como rebocar parede é, atualmente, o vídeo mais visualizado de Paloma Cipriano
Artigos relacionados

                                                                                                                                           

Um elemento muito importante numa habitação é, sem dúvida, o seu sistema de esgotos.  
Nos meios rurais ainda existem muitas aldeias que não têm saneamento público e mesmo as que o têm, ele não abrange as casas mais isoladas, pelo que para estas a construção de fossas continua a ser a única solução para o vazamento dos detritos sanitários e das águas provenientes das casas de banho, cozinhas, máquinas de lavar roupa, etc... Ler mais 

Hoje, vou falar de mais um pequeno trabalho de construção civil que realizei, utilizando técnicas próprias, imaginado de forma a ficar o mais económico possível, mas seguro e durável. Trata-se de uma escada exterior em caracol, com treze degraus que fiz para dar acesso a um terraço e que ficou com um aspecto que considero agradável. 
Esta escada apesar da sua forma complexa não é difícil de construir, nem fica muito dispendiosa, se não fizermos contas ao trabalho...Ler mais...