Construção total de uma cabana de troncos


O vídeo “Construção passo a passo de uma cabana de troncos” é, até agora, o maior sucesso do meu canal de vídeos do Youtube. Creio que esse sucesso se deve não só às fotos da construção da cabana, que até nem ficaram muito nítidas, porque a câmara tinha a lente danificada, mas também à música de fundo que coloquei nesse vídeo. Trata-se da “Pedra Filosofal, esse lindo poema de António Gedeão, cantado pela voz magnífica de Manuel Freire.

Esse vídeo já tem cerca de 100 comentários e, alguns deles, são a dizer que a canção é muito linda e a perguntarem informações sobre o seu nome ou o seu autor. É de salientar que a grande maioria das pessoas que assistem a este vídeo são sul-americanas, principalmente do Brasil, o que me deixa muito satisfeito, porque de algum modo com esse vídeo também estou a divulgar além-fronteiras esse poema e essa canção, que são eternos e apaixonam quem os escutam.

De qualquer modo esse vídeo, e eu só o primeiro a reconhecer isso, não tem grandes detalhes sobre a construção da minha cabana de troncos, e por isso tenho recebido também alguns comentários a questionarem-me sobre o projeto, com perguntas sobre o tipo de madeira utilizada, que tratamento é que lhe dei, como tapei as frestas, qual o tipo de pedra que usei na base e até perguntas sobre o meu pequeno trator que usei na construção.

Perante isto e, apesar de já ter também um vídeo com imagens em movimento publicado, decidi fazer a montagem de um novo filme com fotos e vídeos, alguns já incluídos nos filmes anteriores e outros não, documentando a construção total da cabana desde o corte da madeira na floresta até aos acabamentos finais.

Este novo filme é um pouco longo, isto em termos de Internet, porque para uma explicação muito bem detalhada, teria de ser ainda maior, mas para quem tem em mente construir uma cabana idêntica e são muitas as pessoas que assistem ao vídeo “Construção passo a passo de uma cabana de troncos” que manifestam essa intenção, pode ser muito útil visionar este novo filme na totalidade.

São cerca de 15 minutos de imagens que espero venham a atingir o seu objectivo, que é elucidar e tentar ajudar quem queira construir por sua mão uma cabana idêntica, ou até uma casa de troncos maior, porque apesar da minha ser bem pequenina os princípios da construção são os mesmos.

Este novo filme não tem música de fundo e que pena tenho de não lá colocar também a Pedra Filosofal, mas não o fiz porque optei por fazer a narração do filme, tentando explicar o modo como procedi para fazer o trabalho. Sei que não tenho grande jeito para fazer descrição por voz, mas o importante é que as pessoas percebam, ou pelo menos fiquem com uma ideia aproximada dos passos a dar para construírem, elas também, a sua própria cabana de troncos.

Construir uma cabana de troncos é um projeto aliciante e pode ser uma forma de ocupação muito útil e agradável, em contato com a natureza e, no final a satisfação e o orgulho pelo trabalho efetuado estão garantidos. Uma cabana destas, feita por mão própria, não é dispendiosa e fica bem em qualquer local, seja no jardim de uma casa abastada, numa pequena chácara, ou mesmo no fundo de um quintal.

Por vezes os nossos sonhos são difíceis de concretizar, no entanto, é através deles que o mundo avança. São os nossos sonhos que nos guiam, que nos fazem delimitar horizontes que iremos preencher ao longo da nossa vida. Tal como em António Gedeão, também em nós o “sonho” é sinónimo de liberdade, pois todo o Homem tem a capacidade de sonhar e de concretizar os seus sonhos. Tal como os alquimistas procuravam incansavelmente a pedra filosofal devido a todos os artifícios que ela poderia trazer, nós tentamos, na vida, concretizar os nossos sonhos - lutamos por eles. No nosso caso não transformamos chumbo em ouro, mas transformamos sonho em realidade…





Comentários