Neve em Miranda do Corvo

A vila de Miranda do Corvo acordou hoje completamente coberta de neve. Durante a madrugada e início da manhã nevou em abundância e os mais madrugadores ainda puderam assistir ao maravilhoso cenário da neve caindo de forma serena, que se foi acumulando, chegando a atingir 20 cm de altura e cujo manto alvo se manteve durante algumas horas, tendo apenas desaparecido durante a tarde.

Esta poderia ter sido uma notícia transmitida por um jornal ou rádio locais não hoje, mas… há 30 anos atrás, quando, em Fevereiro de 1983, caiu no concelho e na região o maior nevão de que há memória.

Não possuímos qualquer registo fotográfico desse acontecimento (ver final do post) e também não encontrámos na Internet nenhuma imagem de Miranda que fosse captada nesse dia. É possível que elas existam, embora não seja muito provável, pois nessa altura ainda não existia a técnica das imagens digitais, nem a facilidade com que hoje se tiram e partilham fotos, ficando estas disponíveis para visualização de todos os que utilizam computadores e este meio de interação que revolucionou a forma de comunicar. As máquinas eram de rolo e para fazer a revelação das fotos era preciso uma pequena fortuna…

Mas a verdade é que hoje nevou no concelho, como acontece em quase todos os invernos nos sítios mais elevados e mormente na zona da Relva de Tábuas, o ponto mais alto do concelho, a 940 metros de altitude. Temos algumas fotos da neve que caiu hoje e em anos anteriores na serra e também um pequeno vídeo que apresentamos no blog.


Parque Eólico de Vila Nova
Zona do Alto da Relva de Tábuas, hoje.

Observatório no Parque Eólico de Vila Nova
Junto ao Observatório Astronómico e da Natureza, hoje.

Ponto mais alto de Miranda do Corvo
Marco Geodésico de Relva de Tábuas, Janeiro de 2010.

Gondramaz

Gondramaz
Gondramaz, Janeiro de 2010

Parque Eólico de Vila Nova
Parque Eólico de Vila Nova, Janeiro de 2010

Parque Eólico de Vila Nova
Parque Eólico de Vila Nova, Dezembro de 2010


Afinal existem fotos do nevão de Fevereiro de 1983 em Miranda. São da praça José Falcão que, nessa altura, se encontrava em obras. Essas obras deram origem a que a praça ficasse tal como hoje a conhecemos e deram origem à transferência do mercado e da feira,  primeiro para a rua 25 de Abril e depois para a  praça da Liberdade, onde foi construído o mercado coberto e se realiza também a feira semanal. Devido à mudança da feira existiu alguma controvérsia entre os feirantes que estavam relutantes em abandonar a praça José Falcão, onde durante muitos anos se realizou a concorrida feira de Miranda. (Fotos: Junta de Freguesia de Miranda do Corvo)

Praça José Falcão - Miranda do Corvo

Praça José Falcão - Miranda do Corvo

Praça José Falcão - Miranda do Corvo

Praça José Falcão - Miranda do Corvo




Sem comentários:

Enviar um comentário