"O PRESÉPIO"

Sou um apaixonado por serras. Gosto de respirar o ar puro das grandes altitudes, admirar as paisagens e “escutar” o silêncio das montanhas. É por isso que o meu desporto favorito, o ciclismo, é muitas vezes praticado nestes locais. Por isso me dirijo muitas vezes para as montanhas da Serra da Lousã que, além da sua beleza, possui óptimos locais para a prática de ciclismo de montanha, um desporto que tem crescido muito nos últimos anos e esta serra é por isso agora muito procurada por praticantes dessa modalidade.


A cerca de cinco quilómetros da Lousã na estrada nacional 236, que segue em direcção à Castanheira de Pêra, encontra-se o miradouro da Nª. Senhora da Piedade e, na parede de suporte do varandim, na parte de baixo, encontra-se este belo poema gravado em azulejos, escrito por um grande poeta, que é um verdadeiro hino à serra.

Na minha opinião é uma pena estar no sítio que está, pois as pessoas que assomam ao varandim para apreciar a bela paisagem que daqui se avista sobre as ermidas e o castelo não o conseguem vislumbrar. Eu sei que ele ali está porque nos meus passeios de bicicleta utilizo algumas vezes o carreiro que existe entre o miradouro e o castelo. Foi o que aconteceu num recente domingo em que o utilizei no sentido ascendente, tendo aproveitado para tirar a fotografia.

Após a captação da imagem subi para a varanda do miradouro para descansar um pouco e apreciar a paisagem. Foi nesta altura que parou um automóvel de onde saiu um casal de meia-idade. O senhor chegou primeiro à ponta do varandim e imediatamente exclamou para a senhora que, presumo, fosse a esposa:

- Maria! Vem ver, há um castelo aqui em baixo!

A senhora aproximou-se e certamente admirada com a beleza da paisagem, exclamou por sua vez:

- Oh! Mas que lindo, parece um presépio!!!

"O presépio"

Os artigos deste blogue relacionados com esta região estão listados em ZONA CENTRO

2 comentários:

  1. OLÁ, ESTOU A VISITAR PELA PRIMEIRA VEZ O SEU BLOG, O QUAL ACHO INTERESSANTE.
    A imagem apresentada em "O presépio", penso ser a Capela da N. Senhora da Piedade.
    Parabéns pelo BLOG.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita e pelas palavras amáveis. A imagem é, de facto, da ermida da Nª. Senhora da Piedade e do castelo da Lousã.
    Os meus cumprimentos.
    José Alexandre

    ResponderEliminar